Rua Pedro Américo, 32 7º 16º e 18º andares

11 3334-4633
11 98335-5288
SIGA-NOS
Associe-se

Clínica Médica

UBB realiza a colocação do implante contraceptivo Implanon

Na sede da empresa sócias podem realizar esse procedimento de maneira segura e com médicos altamente capacitados

O implante contraceptivo é uma realidade que auxilia a mulher a ter um maior controle sobre o seu corpo, já que além de evitar a gravidez também ajuda durante o período menstrual, diminuindo a intensidade de cólicas ou, em alguns casos, o fluxo sanguíneo. 

A liberação do óvulo do ovário e a entrada de espermatozoides é impedida pelo implante anticoncepcional, o que diminui em mais de 99% as chances de a gravidez ocorrer após a colocação desse dispositivo, com eficácia semelhante a laqueadura.

Antes de optar por esse método é de extrema importância uma consulta com o ginecologista, para que a paciente possa entender se existem contraindicações para sua utilização, a forma de inserção e até possíveis efeitos colaterais que podem acontecer.

Sangramentos fora do período menstrual, acne, dor nos seios, ligeiro aumento de peso e dor abdominal são algumas das reações que podem ocorrer.

Para a colocação do Implanon, é necessário fazer um teste de gravidez e uma anamnese, que nada mais é que uma entrevista realizada pelo médico para saber como está a saúde da paciente.

A duração de um implante é de 3 anos. Se antes deste período a mulher desejar engravidar, basta solicitar ao ginecologista que retire o implante. A fertilidade volta rapidamente após a retirada do contraceptivo. 

Mulheres com trombose recente, câncer de mama, icterícia ou sangramento vaginal desconhecidos não devem fazer uso de implantes contraceptivos.

Quais os demais métodos contraceptivos de longa ação existentes?

Além do Implanon, atualmente existem mais dois contraceptivos de longa ação que podem ser utilizados: o já conhecidos DIU de Cobre e o DIU hormonal (Mirena). Todos oferecem contracepção por vários anos e podem ser retirados a qualquer momento.

Saiba mais sobre cada um e qual a diferença entre eles:

DIU 

O DIU, dispositivo intrauterino, é uma pequena estrutura colocada na cavidade uterina por meio de um procedimento considerado simples. 

Existem dois tipos: o DIU de cobre, com duração de 10 anos e que não contém hormônios. Sua ação é impedir a ascensão dos espermatozoides através do útero, evitando assim a fecundação com o óvulo. Já o DIU hormonal (Mirena) tem duração de 5 anos e contém em sua estrutura o hormônio progesterona. Tal hormônio também impede a subida dos espermatozoides ao produzir reações inflamatórias no útero, e apresenta o diferencial de reduzir o fluxo sanguíneo dos ciclos menstruais.

A colocação do DIU no útero demora entre 15 e 30 minutos e acontece no próprio consultório médico. Exames de rotina são solicitados e verificados no dia da inserção, também é realizado um teste simples de gravidez.

Implanon

O Implanon é um pequeno bastão com 4cm de comprimento composto de plástico semirrígido com 68mg do hormônio etonogestrel, um derivado da progesterona. Diferente do DIU, esse anticoncepcional é colocado sob a pele, na região anterior do braço. Ele é invisível e evita a gravidez por até três anos.

A colocação é simples e praticamente indolor, sob a ação de anestésico local. Complicações do procedimento são raras porém é recomendado evitar esforços no membro por alguns dias.

A eficácia do Implanon é bastante alta e começa em torno de uma semana após sua inserção.

Um pesquisador da Universidade de Princeton, James Trussel, afirmou em um de seus estudos que esse é o método contraceptivo mais eficaz porque, em um ano de uso, estimou-se que ocorreram apenas 5 gestações em cada 10 mil mulheres que colocaram o implante. 

Para saber qual método é o mais indicado pra você, agende uma consulta com nossos ginecologistas. Eles poderão tirar suas dúvidas sobre os procedimentos e facilitar uma escolha apropriada.

Para agendar sua consulta, ligue para 3334-4633.
 
« Voltar

Contato

Rua Pedro Américo, 32 7º 16º e 18º andares
Próximo ao Metrô República
Funcionamento na sede, administração e financeiro: 
de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h45
ubb@ubbonline.org.br
Funcionamento do laboratório:
Recepção de segunda a sexta das 08h às 15h30
Coleta de segunda a sexta das 08h às 14h