Geral

Saiba quando fazer um eletrocardiograma

O eletrocardiograma, também chamado de ECG ou eletrocardiografia, é um exame fundamental para avaliar a atividade elétrica do coração. O exame é simples, altamente seguro e não invasivo, ajudando o cardiologista a avaliar como está o nosso coração, sendo fundamental para diagnosticar diversas doenças cardiovasculares:

➡ Irregularidades no ritmo cardíaco, com a arritmia, taquicardia ou bradicardia;
➡ Reação ou efeitos colaterais de medicamentos;
➡ Patologias coronarianas;
➡ Infarto do miocárdio;
➡ Distúrbios na condução elétrica do órgão;
➡ Pericardite - Inflamação da membrana que envolve o coração;
➡ Hipertrofia das câmaras cardíacas - átrios e ventrículos;
➡ Doenças que isolam o coração - derrame pericárdico ou pneumotórax;
➡ Doenças genéticas.

Mas, quando realizá-lo? O exame deve ser executado anualmente por mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 35 anos. É indicado para pessoas com histórico familiar de doenças do coração, obesidade, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados, além de fumantes. 

O eletrocardiograma também é fundamental para quem pretende começar a se exercitar na academia, realizar uma atividade física ou iniciar um esporte, sendo essencial para promover a execução de exercícios ou programas de treinamentos seguros e adequados a sua saúde, necessidades e limitações.

E você, já realizou seu check-up? Ligue e agende sua consulta com a UBB! Cuide bem de quem bate por você, leve seu coração ao cardiologista!!