Clínica Médica

Por que a psicanálise é tão importante para a saúde mental?

O ser humano possui suas complexidades, por conta das emoções e sentimentos presentes em sua personalidade. Por essa razão, é tão importante cuidar da saúde mental.

Enquanto o médico cuida da parte objetiva do ser, ou seja, do corpo, das dores físicas, dos problemas que se manifestam no corpo de forma geral, o psicanalista atua como um especialista do sistema psíquico, ou seja, do nosso íntimo, das nossas emoções e sentimentos, do desenvolvimento da nossa personalidade, das dores psíquicas, que por vezes, podem até afetar o corpo físico.

O objetivo da psicanálise é ajudar o paciente a entender as causas de tudo que o incomoda. Como por exemplo, o que pode estar motivando uma dor, medos, inseguranças, ansiedade, depressão, fobias e transtornos.

Um psicanalista pode auxiliar o paciente a identificar razões de vícios, a passar da melhor forma possível por momentos de perda, separações e outros e a compreender outras questões que podem estar causando algum tipo de aflição.

A consciência do ser humano é extremamente complexa, portanto, qualquer mudança em qualquer área da vida pode trazer a tona sentimentos e comportamentos que até então não existiam na vida daquela pessoa. E para entender o que está acontecendo e auxiliar em possíveis mudanças de consciência, o psicanalista é o profissional adequado. Para agendar sua consulta com um de nossos terapeutas, ligue para 11 3334-4633