Geral

Outubro Rosa: mês da prevenção contra o câncer de mama

Durante o mês de outubro, se inicia a campanha Outubro Rosa para conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, mas também acomete homens em raros casos, representando apenas 1% do total.

O movimento, celebrado anualmente desde os anos 90, tem como objetivo conscientizar e compartilhar informações sobre a enfermidade, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, pois a descoberta da doença nos estágios iniciais ainda é a maior aliada para o tratamento eficaz, impedindo que o tumor alcance outros órgãos e aumentando as chances de recuperação e cura.

A detecção de alguns sinais pode ser feita em casa. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo, identificando alterações.

Orientamos que observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal, seja no banho, ao trocar de roupa, em frente ao espelho ou em outra situação do cotidiano. Ao perceber algum sinal suspeito em suas mamas como aparecimento de nódulo, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, mudança no formato do mamilo ou saída de líquido anormal, é recomendado consultar um especialista.

A mamografia anual funciona para rastrear alguma alteração, mesmo quando não há suspeita. É recomendado às pessoas que apresentem algum fator de risco, como idade (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), tabagismo, obesidade e sobrepeso na pós-menopausa, histórico familiar de câncer, exposição à radiação, como raio-X, entre outros.

A UBB, como sempre, conta com profissionais especializados para ajudar a mulher a cuidar da sua saúde.