Odontologia

Oito dicas para realizar uma higiene bucal impecável

Cuidar da saúde bucal é extremamente importante para manter os dentes saudáveis e sem cáries

Por mais que escovar os dentes seja uma atividade simples e corriqueira, existem alguns truques que auxiliam nesse processo e previnem doenças orais.

Para esclarecer algumas dúvidas e te ajudar a realizar uma higiene bucal completa em casa, separamos 8 dicas simples.

1. Lave as mãos e faça um bochecho
Antes de iniciar a escovação é importante lavar bem as mãos e unhas com água e sabão. Para eliminar possíveis resíduos de alimentos, faça um bochecho com água. 

Esse processo diminui as possibilidades da comida se prender entre as cerdas da escova e as mãos limpas permitem que na hora de você levar água na boca para o bochecho, não seja levada nenhuma bactéria.

2. Escolha uma escova
A escolha da escova de dentes é muito importante. Antes de comprar uma observe o grau de maciez e também a quantidade de cerdas. 
As ultramacias, com cinco mil cerdas no mínimo, são as mais recomendadas.

Escovas com borrachas no cabo podem acumular sujeira e a proliferação de bactérias, por isso, prefira as de cabos lisos. Para conservar e proteger as cerdas, além de evitar possíveis contaminações, opte por escovas que tenham tampa acrílica da cabeça. 

E lembre-se: a cada dois meses troque a sua escova, isso evita que seja colocada mais força durante a escovação.

3. Técnicas de escovação
Durante a escovação, realize movimentos circulares, deixando as cerdas da escova cobrindo metade da superfície dos dentes e a outra metade a gengiva. Assim você consegue alcançar o suco gengival, área em que a sujeira mais se acumula. 

Faça ao menos 10 vezes o movimento circular em cada dente, tanto na parte de fora quanto na de dentro. 

4. Quantidade de creme dental
Na hora de escolher a pasta dental opte por uma que não seja abrasiva e coloque uma quantidade pequena na escova, algo proporcional ao tamanho de um grão de ervilha. 

Para os dentes de crianças até sete anos, utilize pastas não abrasivas e sem flúor.

5. Fio dental
Use o fio dental para remover restos alimentares e ter certeza que a região entre os dentes está bem limpa. 

6. Escovar a língua
Uma higiene bucal perfeita também passa pela limpeza da língua. Escovar a língua auxilia na prevenção da halitose, uma placa bacteriana que se forma sobre a língua chamada de saburra lingual. 

A saburra passa por um processo de fermentação que causa a liberação de gases derivados do enxofre, criando assim um odor desagradável na boca, o mau hálito. Higienizadores linguais plásticos são recomendados para remover a saburra, sem ferir a língua ou provocar ânsia e náuseas. 

Lembre-se: as escovas de dente foram desenvolvidas para escovar os dentes e não a língua. 

7. Como usar o enxaguante bucal
O enxaguante bucal deve ser recomendado pelo dentista, pois quando acontece a desorganização da placa bacteriana, o antisséptico é dispensável. Se optar pelo uso de um antisséptico, prefira os que não levam álcool em sua composição.

O combo fio dental e limpador de língua já garantem a limpeza dos dentes e previnem doenças orais. 

8. A escova também precisa de cuidados
Antes de usar a escova de dente, lave-a com água corrente e dê pequenas batidas com ela sobre a palma da mão. Após o uso, pingue algumas gotas de antisséptico oral e coloque o protetor de cabeça, que também deve estar limpo. 

Antes da próxima escovação, lave muito bem a escova em água corrente para retirar os resíduos do antisséptico.

E lembre-se, consulte um cirurgião dentista de sua preferência de 6 em 6 meses. Para agendar sua consulta com os profissionais da UBB, ligue para 11 3334-4633.