Clínica Médica

Saiba mais sobre a importância do exame de próstata

Na maioria das vezes, o câncer de próstata se apresenta de maneira assintomática. Os primeiros sinais surgem quando a doença já passou para um estágio mais avançado, e outros órgãos, próximos ou distantes da próstata já foram afetados.

Após os 50 anos, esse tipo de doença representa mais de 40% de todos os cânceres masculinos, e estima-se que entre 3% e 5% dos homens poderão ser vítimas fatais dessa enfermidade. 

Parentes em primeiro grau, de homens que já tiveram a doença, têm maior chance de desenvolver esse tipo de câncer. O melhor modo de evitar complicações causadas por ela é identificar a doença na fase inicial.

A partir dos 45 anos, a prevenção pode ser realizada com o exame digital do reto associado ao PSA. Para homens que tem histórico da doença na família, o ideal é começar a realizar esse exame a partir dos 40 anos.

E em comemoração ao Novembro AZUL, a UBB vai realizar o exame de próstata em 50 associados na própria sede. Para agendar seu horário, ligue para 11 3334-4633.

Para auxiliar ajudar a esclarecer possíveis dúvidas sobre o exame digital e o câncer de próstata, o urologista Dr. Julio Augusto realizará uma palestra na sede da UBB (Rua Pedro Américo, 32 - próximo ao metrô República) dia 12/11 (segunda-feira), das 11h às 12h.