Clínica Médica

Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero

SAÚDE DA MULHER

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO FUNDAMENTAIS
UBB realiza campanha interna para as mulheres entre os dias 07 a 18 de maio

Terceiro tipo mais frequente nas mulheres, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte do sexo feminino no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de mais de 16 mil novos casos da doença. Assim, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo o melhor caminho.

Mãe, dona de casa, esposa, profissional... hoje são inúmeros os papéis da mulher na sociedade. E em meio a tantas tarefas e responsabilidades, a mulher deve se organizar também para cuidar da sua saúde. “A saúde deve ser nossa prioridade. Medidas que promovam a saúde como exercício físico e alimentação saudável devem ter lugar prioritário na rotina da mulher moderna. Adicionalmente, o rastreio e consultas periódicas da mulher exigem pouco tempo e devem ser, em média, anuais”, afirma Dra. Patrícia de Araújo Teixeira, médica Clínica Geral da UBB.

De acordo com ela, “a principal causa de morte no mundo moderno são os cânceres e as doenças cardiovasculares. Na mulher, os cânceres ginecológicos, principalmente, o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais frequentes. As doenças cardiovasculares, por sua vez, podem ser evitadas controlando os fatores de risco como obesidade, colesterol elevado, hipertensão e diabetes. Por isso a importância dos exames de rotina e do acompanhamento ginecológico periódico.”

Prevenção
• A primeira consulta com a Ginecologia é recomendada para todas as mulheres a partir dos 13 anos de idade ou antes do início da vida sexual. “As consultas periódicas se tornam ainda mais importantes na mulher com vida sexual ativa, em idade fértil e na perimenopausa. Já os exames da Clínica Médica devem ser feitos uma vez na vida adulta e, de acordo com os resultados, o médico orientará a periodicidade do mesmo”, pontua Dra. Patrícia Araújo.
• No caso do câncer de colo de útero, a prevenção se faz com o uso de preservativos para evitar o contágio pelo HPV (papiloma vírus humano). Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se também evitar o tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
• Os hábitos de vida são o principal determinante para a qualidade de vida e saúde da mulher. “Hábitos nocivos como bebida alcóolica em excesso e rotinas estressantes devem ser evitados. Em contrapartida, uma alimentação saudável, exercício físico, bem-estar emocional e higiene pessoal promovem a saúde como um todo”, reforça a médica da UBB.

Dra. Patrícia Araújo explica que existe uma fase sem sintomas em que a detecção de lesões precursoras pode ser feita através do exame preventivo chamado colpocitologia oncótica, mais conhecido como papanicolau. “Esse exame é de extrema importância e deve ser realizado periodicamente para o rastreio de lesões que podem originar o câncer de colo de útero. Detectadas precocemente, essas lesões são tratadas para que não desenvolvam o câncer”. E sugere: “ter uma agenda com a programação das consultas rotineiras ajuda na organização e nos lembra o que foi e o que deve ser feito em cada ano.”

Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura deste tipo de câncer chegam a 100%. Pensando nisso, a UBB promoverá uma campanha interna voltada para a coleta de papanicolau entre os dias 07 a 18 de maio, das 10h às 16h. O agendamento das associadas deve ser realizado com antecedência, pois as vagas são limitadas.

Data da Campanha: 07 a 18 de Maio - Horário: das 10h às 16h - Agendamento prévio: 3334-4633 - Vagas Limitadas!