Clínica Médica

A Oftalmologia na prevenção de doenças oculares

Consultas anuais no médico oftalmologista são recomendadas em todas as fases da vida

Assim como outras áreas do corpo, que precisam ser examinadas para evitar possíveis doenças, os olhos requerem cuidado e diagnóstico preventivo. 

Até os cinco anos de idade é imprescindível o exame oftalmológico para detectar e prevenir doenças graves, como a catarata congênita, ou menores, como o estrabismo e o olho amblíope –preguiçoso.

“Na idade pré-escolar e adolescência os problemas de vícios de refração (miopias, astigmatismo ou hipermetropia), precisam ser corregidos. A CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) afirma que 25% de crianças em idade escolar precisam de corretores”, analisa o oftalmologista da UBB, Dr. Juan Alzamora.

Nos jovens e adultos novos, além dos vícios de refração, deve prestar-se atenção as agressões do meio ambiente como clima seco, poluição e trabalho em condições adversas.

Nas mulheres gestantes jovens uma vigilância regular se justifica quando existem patologias que podem ser agravadas durante a gravidez.

A partir dos 40 anos inicia-se a presbiopia ou dificuldade para enxergar de perto, além disso nessa faixa etária pode aparecer o glaucoma, vilão da história por usualmente não apresentar sintomas, alerta Dr. Juan.

Próximo aos 60 anos, é comum que a opacidade do cristalino, popularmente conhecida como catarata, comece a aparecer. Já a degeneração macular relacionada com a idade aparece próximo aos 70 anos.

A qualquer idade, inúmeras doenças sistêmicas, infecciosas e não infecciosas podem causar manifestações oculares. 

O olho representa um órgão que reflete grande parte das alterações orgânicas. É possível a observação de vasos sanguíneos no fundo de olho, situação única no organismo, por isso em doenças como a diabetes é imprescindível acompanhamento oftalmológico sempre que diagnosticada a qualquer idade.

Quanto antes você diagnosticar um possível problema, mais fácil será o tratamento.

Para agendar uma consulta com um dos médicos oftalmologistas da UBB, ligue para 3334-4633.