Clínica Médica

Os bons hábitos para o coração

O coração não descansa.

Todos os dias ele bombea o sangue para nosso corpo, e o sangue transporte tudo aquilo que nos faz crescer, regula nosso metabolismo, recolhe o que precisa ser eliminado, oxigena as nossas células.

Então não é difícil dizer que precisamos cuidar bem do coração, e pra fazer isso, vão essas recomendações:




Não fume
Basta do cigarro. Ele causa problemas respiratórios que pouco a pouco vão crivando a performance do corpo. Ele possui substâncias cancerígenas e potencializa em até 3 vezes o risco de um infarto.



Exercício Físico
30 a 40 minutos por dia é um tempo ideal, melhorando a saúde de vasos sanguíneos e do coração. Também reduz níveis de gordura e glicose acumulada, que são queimadas nos exercícios. Fortalece os músculos e ossos, se feito de forma adequada e acompanhada.



Atenção com o peso
O aumento de peso exige mais do corpo. O coração precisa de mais força para bombear o sangue, além disso, o excesso de gordura provoca obstrução de artérias.



Reduza o estresse e a tensão
O estresse está associado a problemas reais de saúde. Embora seja uma resposta natural a situações de tensão, o estresse pode deixar hormônios de defesa que geram tensão acumulados no corpo, como a adrenalina, e fazer mal para diversos órgãos. Há muitos outros efeitos do estresse sobre o metabolismo. O estresse pode desregular a acidez do estômago, causando azia. Pode aumentar o risco de doenças no coração, baixar a resposta do sistema imune, entre outros problemas.



Reduza o açúcar e o colesterol
O açúcar aumenta o nível de glicose no sangue. A glicose é uma molécula relacionada a energiação das células do corpo, e se ela estiver em excesso no organismo, pode ser acumulada em gordura.
A alteração do nível de colesterol por sua vez forma placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos, obstruindo a passagem do sangue.



De olho na pressão
Consulte sempre um médico para verificar se a pressão sanguínea está sob controle, pois a pressão desregulada do sangue pode causar problemas no organismo. A UBB conta com cardiologistas no corpo de sua clínica médica. Agende uma consulta.


A UBB possui médicos cardiologistas. Agende sua consulta!


Fontes:
http://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/habitos-para-manter-a-saude-do-coracao
https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-o-estresse-prejudica-sua-vida/
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/08/08/o-que-o-estresse-causa-no-corpo.htm