Rua Pedro Américo, 32 7º 16º e 18º andares

11 3334-4633
11 98335-5288
SIGA-NOS
Associe-se

Clínica Médica

Saiba o que é a acupuntura e os benefícios que ela oferece

A acupuntura é um tratamento milenar, da Medicina Tradicional Chinesa. Sua prática consiste no uso finas agulhas colocadas através da pele, em determinados pontos determinados, porém sem a necessidade de nenhuma substância (agulhamento seco).

No Brasil, a Acupuntura é reconhecida como Especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Como a acupuntura funciona

O agulhamento em pontos pré-determinados estimula terminações nervosas, as quais enviam sinais para o sistema nervoso central (SNC), o qual "devolve" uma resposta para regiões específicas. 

Este mecanismo envolve a liberação das substâncias endógenas (serotonina, endorfinas, norepinefrina, etc.), que são próprias do organismo.

São estas substâncias que irão atuar com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios "naturais", minimizando dores e promovendo sensação de bem-estar.

Por isso, há uma grande indicação para patologias osteomusculares, dores agudas e crônicas, diversos tipos de cefaleia (inclusive enxaqueca).

A acupuntura também é bastante utilizada em tratamentos de insônia, depressão e ansiedade. Também tem sido provada sua eficácia no controle de doenças alérgicas e no aumento da imunidade.

Como é realizado o tratamento de acupuntura

A avaliação médica é realizada pelo Clínico Geral ou especialista e é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico e uso de outras terapias. Somente assim o médico poderá solicitar o encaminhamento para o acupunturista.

Então o acupunturista realiza uma consulta clínica, para na sequência aplicar as agulhas. Na maioria das vezes, o agulhamento é praticamente indolor devido ao fino calibre das agulhas (até 10 vezes mais finas que agulhas de injeção). Sua ponta é arredondada, e não cortante (diferente de agulhas de injeção).

Poderá ocorrer, o que é normal, uma discreta sensação de "choque" ou leve dor, as quais rapidamente desaparecem.

Na UBB, serão utilizadas somente agulhas descartáveis, o que reduz muito o risco de complicações.

Vantagens da acupuntura
 
- Ausência de reações adversas importantes;
- Diminuição do consumo de medicamentos para controle de dor ou outros sintomas;
- Controle da dor em pacientes com restrições para o uso de medicamentos analgésicos/anti-inflamatórios, tais como portadores de Insuficiência Renal, hepatopatas, portadores de gastrite, etc;
- Melhora da imunidade geral;
- Efeito relaxante.
 
« Voltar

Contato

Rua Pedro Américo, 32 7º 16º e 18º andares
Próximo ao Metrô República
Funcionamento na sede, administração e financeiro: 
de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h45
ubb@ubbonline.org.br